7 de out. de 2009

Um golpe na economia

Projeto que restringe plantio da cana é desastroso para MT, diz Thelma

Se aprovado como enviado pelo governo Lula, o projeto que restringe o plantio de cana-de-açúcar provocará danos pesados à economia de Mato Grosso. O alerta foi feito nesta quarta-feira pela deputada Thelma de Oliveira (MT). A proposta de zoneamento agroambiental da cana será analisado em comissão especial na Câmara, da qual a tucana fará parte. O desafio agora, segundo ela, é alterar o projeto no Congresso.

Crescimento proibido - De acordo com a deputada, antes mesmo de sua aprovação esse projeto já causa graves prejuízos ao investimento do setor em virtude da desvalorização das plantas industriais. "Da forma como chegou ao Congresso, a proposta proíbe o crescimento econômico de Mato Grosso, pois as restrições atingem 115 dos 141 municípios do nosso estado. É uma política de injustificável radicalismo que não vai ao encontro dos princípios do desenvolvimento sustentado", reprovou.

Da tribuna, Thelma destacou o peso econômico dessa atividade em seu estado. Mato Grosso tem hoje uma área plantada de cana de 223 mil hectares, com valor bruto produzido nessa área de R$ 2,4 bilhões, além de 16 mil empregos diretos e 66 mil indiretos. "A perspectiva era de atingir, em curto espaço de tempo, uma área de 1 milhão de hectares plantados, elevando para R$ 10 bilhões o valor bruto produzido e ampliando a geração de empregos diretos para 76 mil e indiretos para 350 mil", apontou.

Thelma afirmou que agronegócio mato-grossense tem índices incomparáveis de produtividade e empenha-se na utilização cada vez maior de recursos tecnológicos que reduzem os danos ambientais. Para ela, a proposta é importante para o ordenamento da produção sucroalcoleira no país, mas é preciso observar as peculiaridades de cada estado. (Reportagem: Marcos Côrtes/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: