24 de nov. de 2009

Busca da transparência

PSDB quer explicações sobre carona da FAB a filho de Lula e mais 15

Os deputados da oposição vão cobrar nesta quarta-feira (25), às 10 horas, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, explicações sobre a suposta carona que a Força Aérea Brasileira (FAB) teria dado ao filho do presidente Lula e mais 15 acompanhantes no último dia 9 de outubro.

Itinerário modificado - Segundo reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal “Folha de S. Paulo”, o itinerário do Boeing 717 de prefixo 2116 teria sido modificado para buscar, em São Paulo, os passageiros Henrique Meireles, presidente do Banco Central, e Fábio Luis Lula da Silva, o “Lulinha”, com mais 15 acompanhantes. A ordem para retornar à capital paulista teria ocorrido faltando 10 minutos para o pouso no Aeroporto Internacional de Brasília.

Segundo a Folha, o Boeing retornou e pousou em Guarulhos, onde foi abastecido. No entanto, os passageiros queriam embarcar em Congonhas. Como já havia sido abastecida, a aeronave teve que ficar voando por uma hora para gastar combustível e ingressar nas condições de pouso no aeroporto da capital. De lá, partiu novamente para Brasília.


"É nossa obrigação cobrar transparência no uso do dinheiro público e evitar confusões entre interesses públicos e privados", disse o 1º vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), autor dos requerimentos que cobram explicações oficiais.

A oposição pedirá nesta quarta-feira a convocação dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e do Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Jorge Armando Monteiro Felix, para prestarem esclarecimentos sobre a utilização "indevida" do avião da FAB. (Da assessoria do deputado)

Nenhum comentário: