24 de nov. de 2009

Beneficiar os mais carentes

Matos defende serviço militar obrigatório para estudantes da área de saúde

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) defendeu nesta terça-feira (24), em reunião da Comissão de Seguridade Social, projeto que altera a Lei do Serviço Militar e torna obrigatória a prestação do serviço militar para estudantes de cursos na área de saúde. Para o tucano, a normatização dessa lei datada de 1964 é importante para reduzir as desigualdades regionais e para ampliar o atendimento à população carente nos estados. Matos é relator deste projeto que será votado amanhã (25) na comissão.

Demanda crescente - A atualização da lei visa regulamentar os novos procedimentos e esclarecer a sociedade sobre as peculiaridades do serviço militar obrigatório a ser prestado pelos novos médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários. Com isso, será possível atender a demanda crescente nas ações de assistência à saúde promovidas pelas Forças Armadas no interior do país e em comunidades pobres das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte - a mais carente delas, segundo o tucano.

“O debate foi muito importante para que a sociedade tenha conhecimento da necessidade de regulamentar a legislação", avaliou Matos. Participaram do encontro representantes dos ministérios da Defesa e da Saúde e dos conselhos federais de Medicina, Medicina Veterinária e Farmácia. Além dos ganhos para a população, o tucano avalia que a regulamentação de uma lei tão antiga proporcionará às Forças Armadas um melhor planejamento de suas demandas na área da saúde. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: