24 de nov. de 2009

Fantasma de volta

País está na iminência de um novo apagão aéreo, alertam deputados

Os deputados Vanderlei Macris (SP) e Fernando Chucre (SP) alertaram que o sistema aéreo brasileiro deve atravessar em breve um novo caos, a exemplo do ocorrido em 2006 e 2007. Nesse passado recente, milhares de passageiros vivenciaram um caos nos aeroportos de Norte a Sul, com filas, atrasos e insegurança no ar, evidenciada a partir do acidente com um boeing da Gol em setembro de 2006. O descaso do governo Lula com o problema pôde ser resumido pela declaração da então ministra do Turismo, Marta Suplicy, que pediu aos passageiros para "relaxar e gozar".

Despreparo para a Copa de 2014 - A sensação dos tucanos ficou ainda mais forte após participarem nesta terça-feira (24) de audiência pública promovida pelas comissões de Turismo; de Desenvolvimento Urbano; e de Viação e Transporte sobre a situação dos aeroportos, as estratégias de investimento e os prazos necessários para cumprir as metas assumidas pelo Brasil para a realização da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Para Macris, o cenário traçado na reunião é preocupante. “As declarações que ouvimos mostram que há todo o respaldo para acreditarmos que o Brasil está perto de viver um colapso no sistema aéreo. Isso ocorrerá porque o governo Lula não apresenta nada de novo. Os investimentos praticamente não existem e a maioria dos projetos previstos há anos não sai do papel”, criticou o parlamentar, ao alertar ainda para a crescente demanda de passageiros pelo transporte aéreo.

Um dos autores do pedido de realização desse debate, o tucano acredita que até a Copa de 2014 o Brasil já terá sentido os efeitos da falta de investimentos no setor e passará por problemas sérios motivados pelo descaso federal com os principais aeroportos do país. De acordo com o diretor de engenharia da Infraero, Jame Pereira, o governo pretende investir R$ 5,5 bilhões entre 2009 e 2013 em obras nos 13 aeroportos das 12 cidades-sedes dos jogos. “É pouco se levarmos em conta a grandiosidade do evento. Além disso, o governo Lula tem reiteradamente mostrado sua incompetência para cumprir prazos", lamentou.

Para Chucre, o país não conseguirá suportar a demanda de passageiros durante a Copa e as Olimpíadas, até porque o novo caos aéreo já começa a dar seus primeiros sinais. “Cada vez que ouvimos a Infraero ou alguém do governo falar sobre os investimentos nesse setor, temos mais certeza que enfrentaremos sérios problemas antes mesmo da Copa. Os investimentos são insignificantes e está claro que a estratégia do Planalto se resume a passar a responsabilidade e o problema para seu sucessor”, criticou.

Durante a audiência, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, José Márcio Mollo, reforçou a possibilidade de um novo apagão aéreo. Segundo ele, o sistema é mal administrado e alguns aeroportos já vivem hoje um “caos absoluto”. Ele também afirmou que os investimentos previstos não são suficientes se comparados ao crescimento da demanda. Além de Mollo, também participou da audiência Rodrigo Ferreira, superintendente da Agência Nacional de Aviação Civil, assim como outros deputados do PSDB, como Otavio Leite (RJ), Silvio Torres (SP) e Gustavo Fruet (PR). (Reportagem: Djan Moreno/Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: