24 de nov. de 2009

Proteção dos mananciais

Marisa Serrano defende leis em defesa de recursos hídricos

A senadora Marisa Serrano (MS) defendeu a criação e o aprimoramento de leis que possam proteger mananciais aquíferos dos municípios, estados e União de maneira integrada e sustentável. “O Brasil precisa se adiantar porque os problemas nesta área estão surgindo de maneira crescente e muitas vezes os legisladores não sabem qual a melhor decisão que deve ser tomada”, alertou nesta segunda-feira (23) ao participar do 2º Ciclo de Debates sobre a Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Brasil, realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Riscos nas barragens - Presidente da Subrelatoria das Águas da Comissão de Meio Ambiente do Senado, a senadora acredita que o trabalho que vem fazendo no sentido de colher subsídios da sociedade em audiências públicas, simpósios e discussões técnicas constitui “ação fundamental para garantir o futuro das próximas gerações”. Marisa enfatizou também a necessidade da criação de leis que protejam o Pantanal e o aqüífero guarani. Ainda segundo ela, é fundamental o Mercosul fechar acordos entre países para proteger os rios transfronteiriços.

Participaram da audiência deputados estaduais, representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), entre outros.

A senadora do PSDB também coordenou uma mesa redonda no XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que vem sendo realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, também em Campo Grande (MS), sobre o tema “Eventos Naturais e Desastres de Engenharia”. "As discussões com especialistas deixaram claro que a falta de manutenção e fiscalização de barragens no Brasil podem provocar desastres perigosos e atingir de maneira dramática enormes contingentes populacionais”, alertou a tucana.

Marisa explicou que a combinação de reservatórios cheios, chuvas intensas e maior intensidade do permeabilidade do solo poderá este ano provocar acidentes em diversas barragens brasileiras, principalmente aquelas que sustentam as pequenas usinas hidrelétricas. Para a senadora, é fundamental que o governo, os técnicos e os parlamentares criem regras de conduta e de responsabilidade civil para evitar acidentes com graves consequências. (Da redação com assessoria da senadora/ Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: