4 de nov. de 2009

Ficaram sem aumento

Aníbal condena manobra do Planalto contra aposentados


O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), criticou nesta quarta-feira (4) a manobra orquestrada pelo governo Lula para adiar a votação de projeto de lei em benefício dos aposentados, prevista para hoje logo após a apreciação da MP 466/09. Integrante da base aliada ao Planalto, o relator da medida provisória, João Bacelar (PR-BA), pediu mais tempo para estudar as emendas vindas do Senado. Isso impediu a análise do projeto, que não tem prazo para voltar à pauta da Câmara.

Líder petista é vaiado - Para o líder, o ocorrido no plenário da Câmara é mais uma prova de que o discurso da gestão petista não tem sintonia com a prática. “O governo Lula e o PT jogam com mão de gato: acenam com um reajuste equivalente ao dos trabalhadores em atividade, mas não cumprem com coisa alguma”, criticou em discurso. “Esperávamos uma atitude do governo compatível com o seu discurso, mas na hora de assumir o compromisso com os aposentados o Planalto faz jogo de cena e cria constrangimento com uma manipulação regimental como essa”, reprovou.

A proposta do senador Paulo Paim (PT-RS) vincula o reajuste das aposentadorias ao índice de reajuste do salário mínimo. Os governistas, porém, são contra a proposta de autoria desse petista histórico. Ao tentar justificar o porquê do adiamento, o líder do PT, Cândido Vaccarezza (SP), foi vaiado por cerca de mil aposentados que lotavam a galeria do plenário da Câmara. Em outros momentos do discurso, o público ouviu de costas a fala do petista. (veja foto)

Para Aníbal, a posição do governo é de descaso."Deve haver uma posição acomodada do tipo: 'estão aposentados e que lá fiquem'. Claro que o discurso não pode ser esse. A prática deles é não negociar, não buscar caminhos alternativos e não ter coragem para discutir o que é possível fazer. O governo está torrando dinheiro e ele não está indo para a conta dos aposentados", criticou o tucano. O líder do PSDB espera agora que as negociações tomem um novo rumo e permitam aos aposentados conquistar um reajuste “merecido e de direito”.

Aníbal também defendeu mudanças no sistema previdenciário. “Precisamos avançar em critérios de justiça, sobretudo em relação ao aposentado pobre, ao aposentado trabalhador, que mal ganha para sua sobrevivência”, apontou. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: