13 de nov. de 2009

Descaso do governo

Thame critica meta voluntária de redução na emissão de gases

O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) reprovou nesta sexta-feira (13) a meta anunciada pelo governo Lula de redução das emissões nacionais de gases causadores do efeito estufa. Abaixo do patamar esperado, o presidente e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) estipularam que o Brasil se compromete a reduzir voluntariamente, entre 36,1% a 38,9%, a emissão desses gases até 2020 em relação ao que poluiria se nada fosse feito. A meta deve ser apresentada na Conferência do Clima das Nações Unidas, em Copenhague (Dinamarca), em dezembro.

Quase nada na prática - “É um número muito baixo, que na prática não significa praticamente nada. Com uma meta dessa, o Brasil entra no jogo dos americanos, que não estão preocupados em reduzir os danos ao meio ambiente. Além disso, perde a posição de vanguarda e liderança nessa questão assumida durante a Rio 92 e o Protocolo de Kyoto em 97”, condenou Mendes Thame.

A decisão anunciada por Dilma de que o Brasil não aceitará metas compulsórias para diminuir a emissão de poluentes também assusta o tucano. Segundo o deputado, esse tipo de postura mostra descaso com a questão ambiental. “Meta voluntária não é algo que deve ser levado para uma reunião importante como essa da ONU. Lá, se estabelece um número que é ratificado e passa a ser seguido por todos os países", explicou o deputado. Segundo Thame, com esse tipo de meta o Brasil diz 'vou cumpri-la quando puder, se der e se eu quiser”.

O desencontro de informações entre as diversas pastas do governo envolvidas com o tema - Meio Ambiente, Agricultura, Ciência e Tecnologia - e a própria Casa Civil também foi duramente criticado pelo deputado. Pouco antes do anúncio governista, os ministros e outras autoridades se reuniram por duas horas para discutir o assunto. Na próxima quarta-feira (18), será a vez de a Câmara promover uma comissão geral em plenário para discutir mudanças climáticas e a posição brasileira na reunião da Dinamarca.

Os gases-estufa são responsáveis por um aquecimento anormal da temperatura do planeta. Especialistas chegaram a um consenso de que, caso as emissões não sejam controladas e reduzidas, efeitos como maior incidência de secas, derretimento de geleiras, aumento do nível do mar e até intensificação de surtos epidemiológicos sairão do controle ainda neste século. (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Ag. Câmara)

Um comentário:

fatima monteiro mano disse...

Deputado
Estão gastando muita energia FÓSSIL.
Os Transportes são os maiores responsáveis por isto.As emissões de CO2 e outros gases são provenientes dos aviões, automóveis ,onibus, caminhões.Industrias,Siderurgicas só param de poluir quando existem os BLACKOUTS,quando alguém aciona o controle da energia elétrica.Acho que essa medida é muito importante para mensiorarmos os gastos de energia,agua e poluição.Como mediremos os gastos se não bloquearmos os contadores.