13 de nov. de 2009

Um problema social

Carlos Brandão cobra ações para combater tráfico no Maranhão

O deputado Carlos Brandão (MA) alertou, em pronunciamento nesta quinta-feira (12), para o intenso tráfico de drogas no Maranhão. O tucano cobrou da Secretaria Estadual de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e da Polícia Federal soluções rápidas e eficazes para combater o consumo de entorpecentes e prevenir futuros problemas sociais, como desvio de conduta de adolescentes atraídos pela facilidade da compra de drogas em São Luís e também no interior.

Mais fiscalização - Segundo o tucano, as drogas vêm de Mato Grosso e Tocantins. De Imperatriz a capital maranhense, percorrem diversas rodovias e municípios para fazer as entregas. “Isso é lamentável. Precisamos de mais fiscalização nas vias”, ressaltou. Segundo o Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), o aumento do tráfico é consequência da falta de uma ação conjunta entre as polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária.

Carlos Brandão lembrou ainda que a grande imprensa já denunciou que 80% dos jovens de rua estão viciados em drogas, entre elas o crack, um subproduto da cocaína encontrado facilmente. “Os governos federal e estadual precisam tomar uma providência urgente. Os garotos que estão hoje fumando crack nas praças e periferias amanhã serão bandidos e provavelmente estarão na cadeia, enchendo as penitenciárias que já estão lotadas”, alertou. O parlamentar pediu ainda que o Ministério da Saúde faça um programa com verbas públicas em parceria com os estados para diminuir essa evolução do consumo das drogas no país. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Gilberto Nascimento)

Nenhum comentário: