13 de nov. de 2009

Governo das ilusões

Planalto desqualifica críticas e faz "lavagem cerebral" via propaganda, diz Tasso

O senador Tasso Jereissati (CE) acusou o governo Lula de exagerar na propaganda, tentando impor aos brasileiros a ideia de que "tudo no Brasil está bem e nada está errado" e que as críticas partem de "uma elite" e, portanto, "devem ser desqualificados imediatamente" independentemente do mérito.

Autoritarismo - "O excesso de publicidade entra na área da lavagem cerebral. É para passar a idéia de nada está errado no Brasil, que tudo está certo e maravilhoso. Que a economia vai muito bem, que se acabaram as desigualdades, os problemas na educação e na saúde. Qualquer coisa fora disso seria conspiração de uma elite", reprovou.

O parlamentar do PSDB sustentou que o governo tanta desqualificar qualquer crítica, numa atitude "de autoritarismo" que lembra a época do regime militar. A seu ver, a prova do Enade mostra claramente propaganda subliminar, ao Ministério da Educação introduzir uma questão em que o estudante, para acertar, teria de concordar com a frase de Lula de que a crise no Brasil teria sido uma "marolinha" e que a imprensa teria exagerado ao criticar o presidente pela frase.

Para o tucano, o fato de ter havido um apagão de tamanha extensão na terça-feira (10) é prova de que nem tudo está bem e que o governo, ao invés de admitir os problemas, culpou o clima pelo blecaute. "O governo parte logo para desqualificar, para fazer comparações, mudando o foco. Está ficando quase uma obsessão do governo: mentir em qualquer circunstância, desde que seja mantida a ideia imposta de que este o Brasil é o melhor país do mundo, que nada começou antes do presidente Lula, que tudo começou depois de Lula. Esta é uma visão totalitária", acrescentou. (Da redação com Agência Senado/ Foto: Waldemir Rodrigues)

Nenhum comentário: