13 de nov. de 2009

Governo bate cabeça

Aníbal exige explicações convincentes sobre causas do apagão


O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), criticou duramente a indefinição e a falta de justificativas convincentes do governo Lula sobre as causas do apagão que deixou 18 estados no escuro na última terça-feira (10), prejudicando 60 milhões de pessoas. Até agora os integrantes do primeiro escalão não se entendem e revelam fragilidade para lidar com o sistema elétrico, um setor estratégico para o país.

Bebendo do próprio veneno - Enquanto os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Dilma Rousseff (Casa Civil) consideram o assunto encerrado, nesta sexta-feira (13) o presidente Lula os desautorizou e pediu investigação mais aprofundada. A tese oficial de que o problema foi provocado apenas por problemas meteorológicos não convenceu nem os parlamentares e tampouco os especialistas, que não descartam outras hipóteses, como falha humana.

"O apagão é desastroso para o Planalto porque evidencia a falta de ação e de resultados. O problema do blecaute não está resolvido coisa nenhuma. Eles vão ter explicar muito bem os motivos desse problema que causou tantos transtornos”, alertou Aníbal. “Chuva, raio e trovão não provocam um apagão dessa dimensão. Eles devem dar satisfações à sociedade sobre o isso, além de apresentar ações eficientes para nos livrar da hipótese de outro apagão”, cobrou.

Para o líder do PSDB, Dilma "bebeu do seu veneno", pois em 29 de outubro garantiu que não haveria blecautes no país. Ontem, após longo silêncio sobre o problema, afirmou não poder prometer que o apagão pode voltar a ocorrer. "Não só teve apagão como agora ela sabe que o problema é mais grave do que o governo admite. Ela veio a público se desmentir ao afirmar que outros poderão acontecer. Não é a primeira que ela falta com a verdade. É uma mentira atrás da outra com pernas cada vez mais curtas”, condenou.

O deputado criticou também o posicionamento taxativo de Lobão. “O ministro não sabe nem o que está acontecendo. Ele faz parte do sistema Sarney, e não do sistema elétrico brasileiro”, apontou. Nomeado ao cargo sem conhecimento técnico e por influência do senador José Sarney (PMDB-AP), Lobão responsabilizou a usina Itaipu e o mau tempo pela pane.

Atendendo a requerimento do deputado Vanderlei Macris (SP), a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara aprovou na última quarta-feira (11) um convite para que Lobão explique o apagão de quatro horas. Essa audiência pode ocorrer no próximo dia 25. No Senado, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), também quer ouvir explicações de Dilma e Lobão na Comissão de Infraestrutura. O tucano encaminhou ainda requerimento ao Ministério de Minas e Energia cobrando uma série de explicações sobre o fato. (Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Luiz Xavier-Ag. Câmara)

Um comentário:

Jandir Negri disse...

Venho acompanhando tudo que é possível dos ultimos acontecimentos. Agora o apagão sim foi com certeza muito grave. Com FHC tambem houve mas as proporções nem se comparam com o verdadeiro terror que se espalhou desta vez porque o povo Brasileiro sentiu que a qualquer momento pode ficar sem energia e está vulneravel a enormes prejuizos. Tem que falar no assunto tem. Mas por outro lado temos um problema muito mais grave que praticamente ninguem comenta. Um presidente que prestigia Hugo Chaves, Evo Morales, Fidel Castro, Ahmaddinejad e outros que estão no mesmo rumo e põe em risco nossa democracia, pois todos sabemos das reais intensões de Lula de transformar esse pais nas mesmas condições dos aqui citados. Mais do que o apagão temos que alertar a população dos verdadeiros perigos a nossa democracia. Estamos sim no caminho do caos e me parece se dá pouca importância a uma realidade na vista de todos e que poucos se preocupam com isso.