13 de nov. de 2009

Relações exteriores

Pauletti buscará no Parlasul soluções para principais problemas regionais

Indicado pelo PSDB para integrar a Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul (Parlasul), o deputado Professor Ruy Pauletti (RS) pretende buscar soluções para os problemas de infraestrutura logística e contrabando de armas, drogas e mercadorias facilitado pela falta de segurança na fronteira brasileira com os países vizinhos. O tucano afirmou nesta sexta-feira (13) que se empenhará ao máximo para promover o debate sobre esses e outros temas, como as condições de vida dos brasileiros no exterior, o ingresso da Venezuela no Mercosul e o comércio regional.

Problemas de logística - Formado em 2006, o Parlasul reúne parlamentares do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O colegiado representa a sociedade civil dessas nações e discute políticas de cooperação regional. Vinte brasileiros integram o Parlasul, a exemplo da senadora Marisa Serrano (MS). Pauletti ocupará a vaga deixada pelo deputado Cláudio Diaz (RS), que assumiu a presidência do PSDB-RS.

O tucano é titular da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, onde tem se aprofundado na discussão de assuntos referentes às fronteiras e ao comércio entre o sul brasileiro e os países fronteiriços. “Quero levar para o centro das discussões o problema logístico que atinge principalmente o Rio Grande do Sul e o Uruguai. O sistema é deficitário e precisa de muitas melhorias. Praticamente inexistem pontes sobre o rio Uruguai, inclusive na fronteira Brasil-Argentina”, explicou.

O deputado também demonstrou preocupação com o tráfico e levará a proposta de debate aprofundado sobre o tema. Ainda sobre o comércio, Pauletti espera que o Parlasul ajude a acabar com os problemas que a indústria gaúcha tem enfrentado devido a taxação de seus produtos. “A facilidade da importação de produtos chineses e a taxação de produtos brasileiros têm afetado nossa indústria. Isso precisa ser debatido, assim como o ingresso da Venezuela no Mercosul, que tem gerado muitas controvérsias”, declarou. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: