4 de dez. de 2009

PAC no papel

Cancelamento de obras no aeroporto de Vitória é exemplo de má gestão

Para o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES), o cancelamento das obras do aeroporto de Vitória (ES) é apenas mais um exemplo de má gestão no governo Lula. A decisão de interromper a reforma foi tomada após o Tribunal de Contas da União ter detectado que o empreendimento começou sem projeto e sem previsão de gastos. Houve inicialmente uma paralisação por 18 meses e, posteriormente, o cancelamento das obras pela gestão do PT, que reconheceu os erros.

Mau exemplo - Esse é apenas um dos vários exemplos de má condução do Programa de Aceleração do Crescimento, que executou apenas apenas 19,7% de seu orçamento para 2009.

"O PAC não obtém bons resultados devido à inépcia e à má fé do governo, e não por causa das intervenções do TCU, como o Planalto tenta alegar", apontou o tucano. Segundo ele, o tribunal apenas cumpre o seu papel de fiscalizar as obras, inteferindo apenas em casos de irregularidades.


“Essa inépcia já é uma característica da gestão Lula e com certeza prosseguirá até o fim do governo. O PT deixará para o seu sucessor um legado de expectativas equivocadas e impossíveis, obras inacabadas e superfaturadas. O aeroporto de Vitória é o maior exemplo disso", lamentou.

De acordo com Vellozo Lucas, essa obra já estava licitada no final da gestão Fernando Henrique Cardoso, com conclusão prevista para 2005. "No entanto, o governo Lula cancelou a licitação e a obra simplesmente parou. O TCU nada tem a ver com isso”, reiterou o parlamentar.

Em entrevista a Agência Brasil, o secretário-geral de Controle Externo do TCU, Paulo Martins, afirmou que apenas 0,2% das obras do PAC estão paralisadas por intervenção do tribunal. As principais causas dessas interrupções são os atrasos na entrega de documentação, como ocorreu no Espírito Santo. Ou seja, a maior parte dos empreendimentos não anda em virtude da má gestão.

“O PAC é o exemplo da incompetência federal e o aeroporto um exemplo cabal desse programa”, criticou Vellozo Lucas. Segundo ele, apesar dessa inépcia, ainda ocorrem coisas boas no país. “É nossa economia consolidada e as forças financeiras internacionais que ainda colaboram para que tenhamos sucesso em várias áreas. Essas coisas novas que tem sido anunciadas por aí nunca são boas como falam, e aquelas realmente boas não surgiram durante este governo, mas nos anteriores", completou. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: