4 de dez. de 2009

Convite

Câmara lança perfil parlamentar de Franco Montoro no dia 9

O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), convida a bancada para o lançamento, na próxima quarta-feira (9), de mais um livro da série "Perfis Parlamentares". O homenageado será o líder paulista Franco Montoro. A cerimônia ocorrerá às 11h no Salão Nobre da Câmara.

Biografia - O perfil parlamentar de Montoro foi organizado por Jorge da Cunha Lima. Em sua carreira política, Franco Montoro foi vinculado a três partidos - o Partido Democrata Cristão (PDC), MDB (depois PMDB) e PSDB.

Montoro começou sua longa e rica carreira política como vereador em São Paulo, em 1947. Em 1950 elegeu-se deputado estadual. A partir de 1958, conseguiu três mandatos consecutivos de deputado federal. Foi ministro do Trabalho e Previdência Social do gabinete parlamentarista chefiado por Tancredo Neves entre 1961 e 1962.

Com a dissolução dos antigos partidos, filiou-se ao MDB. Foi eleito senador em 1970 e renovou seu mandato em 1978. Em 1982, na primeira eleição direta permitida pela ditadura, foi eleito governador de São Paulo, quebrando a sucessão de governadores indicados pelos militares.

Como governador de São Paulo, atuou como um dos artífices da campanha pelas eleições presidenciais diretas. Poderia ter postulado a indicação para disputar a Presidência da República, mas preferiu apoiar Tancredo Neves nas eleições indiretas de 1985. Em 1988, descontente com os rumos do PMDB, foi um dos comandantes da criação do PSDB. (Da assessoria do deputado José Aníbal)

Nenhum comentário: