20 de abr. de 2010

Direto do Plenário

Tucanos homenageiam 50 anos de Brasília

Durante sessão solene realizada nesta terça-feira (20) no plenário da Câmara, deputados do PSDB celebraram o aniversário da capital federal e os 50 anos de transferência do Poder Legislativo para Brasília. Os tucanos destacaram, em especial, a ousadia de JK e os esforços dos candangos que participaram da construção da cidade, inaugurada em 21 de abril de 1960.

A capital do país é importante por sua dimensão histórica. É o produto da coragem, ousadia e da perseverança de milhares de brasileiros, sobretudo dos heróicos candangos, aqueles anônimos que para cá vieram. Sob a proteção daquele que intitulo o maior presidente da história do Brasil, foi erguida, no nosso Planalto Central, Brasília, essa construção maravilhosa, de traços modernos, que representa algo realmente formidável para a história brasileira."
Dep. Otavio Leite (RJ)


Brasília se tornou realidade pelo trabalho árduo do então presidente Juscelino Kubitschek e toda sua equipe, desde Oscar Niemeyer até Lúcio Costa. A capital federal, em termos de arquitetura e planejamento urbano, pode ser considerada uma das mais importantes e belas capitais do mundo, tendo sido considerada em 7 de dezembro de 1987 Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Parabenizo a todos que construíram esta cidade e a engrandecem, enfatizando que a realização do sonho de Dom Bosco com a construção de Brasília permitiu ao nosso país se transformar nestes 50 anos."
Dep. Luiz Carlos Hauly (PR)

Brasília demonstrou nesta jornada a capacidade dos idealizadores, sonhadores e realizadores, confundindo a sua história com a história de Juscelino Kubitschek. A cidade é filha da audácia, da ousadia, da energia, da confiança, das linhas cruzadas e dos pontos cardeais."
Dep. Gustavo Fruet (PR)

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Ouça aqui o boletim de rádio

Nenhum comentário: