25 de mai. de 2010

Direto do plenário

Tenho atendido caciques de tribos indígenas de vários estados. Há um conflito estabelecido com a Funai que deve ser resolvido pelo Executivo. Se o Planalto não resolve, deve haver uma intervenção do Legislativo e até do Judiciário. Os índios querem uma decisão. Eles estão depositando suas esperanças no Congresso Nacional, porque o governo ficou cego, surdo e mudo.
Deputado Luiz Carlos Hauly (PR), ao pedir ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que forme uma comissão especial para tratar das reivindicações de líderes indígenas, como a revogação do decreto que mexe com a estrutura da Funai, a retirada imediata das tropas da Força de Segurança Nacional do prédio da Fundação e a demissão do presidente do órgão, Márcio Meira, classificado pelo tucano de "irresponsável”. O tucano solicitou também que a Câmara providenciasse um espaço adequado para que o grupo de 40 índios da tribo kaiapó (PA) hoje fosse recebido na Casa.


Vários municípios cearenses se encontram em uma situação grave por falta de abastecimento de água. O mais grave é a suspensão do fornecimento por carro-pipa do Exército Brasileiro. Nessas regiões choveu menos de 50% da média. É preciso que o Ministério da Integração Nacional repasse recursos urgentemente para que o Comando Militar do Nordeste possa garantir abastecimento de água às populações dos municípios.”
Deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), ao citar dados do jornal “O Povo” que relata a situação de 72 municípios do Ceará que sofrem com a falta de água. Segundo o tucano, a média de chuvas do Nordeste é pequena e gera vulnerabilidade não só na produção agrícola, mas também no abastecimento de água para consumo humano.

O Brasil aumentou as exportações e está importando mais. Nós temos uma maior utilização do mercado exterior para dinamizar a nossa economia. A base do governo diz que estamos privilegiando o mercado interno. Isso é uma falácia, uma bobagem, porque estamos aumentando nossas transações correntes com o exterior. Ora, se está aumentando a importação e a exportação, significa que se está usando uma estratégia de crescimento econômico baseada na alavancagem do comércio exterior."
Deputado Emanuel Fernandes (SP) ao rechaçar as declarações da base aliada do Planalto de que a economia brasileira está indo bem por causa de uma ação efetiva do governo Lula, e não em função dos fundamentos que foram herdados da gestão anterior.

(Reportagem: Alessandra Galvão/Fotos: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: