25 de mai. de 2010

Risco para a natureza

Tripoli destaca a importância de se prevenir vazamentos de petróleo

O deputado Ricardo Tripoli (SP) participou, nesta terça-feira (25), de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que discutiu mecanismos de prevenção e atendimento de acidentes ambientais na exploração e produção de petróleo. Tripoli considerou produtivo o encontro, mas destacou que ainda há muito o que se discutir sobre o assunto.

“É importante sempre prevenir os acidentes que estão ligados à questão das bacias de petróleo. E nós, do PSDB, estamos atentos a esse problema de derramamento do produto e seus prejuízos ao meio ambiente. O mar é um dos grandes vetores ambientais do planeta e precisamos estar alertas”, ressaltou o tucano.

O deputado frisou que a preocupação com esse tipo de acidente com petróleo aumentou devido a um episódio recente ocorrido nos Estados Unidos. Há mais de um mês ocorre o vazamento da substância no Golfo do México por conta de uma explosão da plataforma alugada pertencente à companhia British Petroleum (BP). O incidente ocasionou a morte de 11 pessoas, além da imersão de milhões de litros de petróleo no oceano. As consequências da tragédia ainda são incalculáveis para o governo norte-americano.

Tripoli lembrou que é preciso cuidado para evitar esse tipo de problema ambiental no Brasil. “A Petrobras apresentou o seu trabalho na audiência, mas é importante que a gente dê continuidade a esse tipo de debate, para diminuir o risco de contaminações no território brasileiro e também nos continentes em que pudermos colaborar”, acrescentou.

Ainda segundo o tucano, as precauções devem aumentar já que a exploração da camada pré-sal no Brasil – que deve acontecer dentro de mais alguns anos – também gera riscos em razão da complexidade das operações de exploração em águas profundas. Participaram da discussão na comissão técnicos da Petrobras e do Ministério do Meio Ambiente.

Alto risco
O processo de extração de petróleo é considerado uma atividade de alto risco ambiental. Quando um acidente ocorre ou escapa óleo de um navio petroleiro ou oleoduto, as equipes de limpeza precisam agir rapidamente para tentar diminuir o impacto do acidente que geralmente leva a diversas mortes de animas e prejuízos ao ecossistema.

Acidentes recentes ocorridos no Brasil
- Derramamento de 6 mil toneladas de óleo na Baia da Guanabara por um cargueiro da Petrobras em 1975;
- Vazamento de gás do poço submarino de Enchova em 1984;
- Rompimento de um duto da Petrobras, no Rio de Janeiro, que provocou o derramamento de 2,8 milhões de óleo combustível em manguezais em 1997;
- Afundamento da plataforma P-36 da Petrobras em 2001, com cerca de 1.500 toneladas de óleo a bordo.


(Reportagem: Renata Guimarães / Foto: Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: