25 de mai. de 2010

A escolha certa

Albano Franco volta a cobrar instalação de usina nuclear em Sergipe

O deputado Albano Franco (SE) voltou a defender nesta terça-feira (25) a instalação da primeira usina nuclear do Nordeste em Sergipe. Segundo o parlamentar, o potencial hidrelétrico do rio São Francisco está esgotado e grande parte da região está sendo abastecida por usinas termoelétricas poluidoras e com altos custos operacionais.

“Sergipe apresenta todas as condições de infraestrutura para abrigar a usina nuclear, como as linhas de transmissão existentes e a água em abundância. A localização estratégica do estado também é privilegiada, distante dos grandes centros consumidores da região”, destacou.

Ao ressaltar as riquezas econômicas do estado no campo petrolífero e hidrelétrico, o tucano afirmou que Sergipe contribui para que o Brasil se torne uma potência energética. “O país poderá tornar-se uma potência econômica e ficar na linha de frente das nações mais desenvolvidas do planeta se adotar políticas lúcidas e proativas. Poucos são os países que reúnem tantas condições favoráveis”, declarou.

De acordo com Albano, o governo federal previu a construção de seis usinas nucleares, duas delas no Nordeste. O deputado lembrou que a decisão final de onde será instalada a primeira usina cabe ao presidente da República. “Caso Lula decida por Sergipe, será um ato de justiça e ato de pura racionalidade econômica. Seria também uma forma de mitigar um pouco o isolamento a que o governo relegou Sergipe no que diz respeito aos investimentos estruturantes no Nordeste”, apontou. (Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Ag. Câmara)

Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: