25 de mai. de 2010

Mais oportunidades

Senado aprova criação de Programa Universitário de Apoio ao Esporte

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou nesta terça-feira (25) o projeto da senadora Marisa Serrano (MS) que autoriza o governo federal a criar o Programa Universitário de Apoio ao Esporte. O objetivo da proposta é promover o desporto em escolas de educação básica e em comunidades carentes. O projeto estabelece que estudantes de graduação - especialmente os de cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física - participarão do programa. A matéria segue agora para a Câmara dos Deputados.

Para a realização do programa, a entidade de ensino superior na qual o aluno estiver matriculado deverá ter projeto específico aprovado no órgão competente do Executivo, de acordo com regulamento a ser ainda estabelecido. Os recursos financeiros para a execução do programa serão fixados no Orçamento Geral da União no ano seguinte à publicação desse regulamento.

O projeto também prevê que a participação das instituições de ensino no Programa Universitário de Apoio ao Esporte será considerada, para fins de avaliação institucional, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A proposta recebeu voto favorável do relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Para ele, "percebe-se visível necessidade de atuação mais efetiva do Poder Público na expansão da oferta e estímulo do esporte universitário para dar vazão à crescente demanda por parte dos jovens".

Marisa Serrano argumenta que o programa poderá ampliar as possibilidades de preparação de atletas e técnicos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Ainda segundo a tucana, o programa garantirá uma melhor preparação de professores de Educação Física e técnicos esportivos e, assim, impulsionar a criação de gerações esportivas. (Da assessoria/Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: