12 de mai. de 2010

Relações exteriores

Tripoli propõe simplificação de documentos entre Brasil e Itália


Integrante da Comissão Parlamentar de Colaboração Brasil-Itália, o deputado Ricardo Tripoli (SP) participou nesta quarta-feira (12) da recepção à delegação italiana ao Congresso Nacional. A visita teve como objetivo estreitar as relações parlamentares, comerciais e diplomáticas ítalo-brasileiras. Durante reunião para tratar do quadro legislativo e político de cooperação entre as duas nações, Tripoli ressaltou o progresso das relações econômicas e propôs acordo para simplificação de legalizações em documentos públicos.

O parlamentar paulista entregou ao vice-presidente da Câmara italiana, deputado Maurizio Lupi, ofício solicitando que os documentos expedidos em ambos os países tenham mútua aceitação. "No que diz respeito à cidadania, vai atender aos italianos que vivem no Brasil e aos brasileiros que estão lá. A convalidação é importante porque minimiza a burocracia para tirar e apresentar documentos", argumentou.

Energias renováveis

Tripoli também firmou juntamente com o deputado ambientalista Domenico Scilipoti o Grupo de Cooperação Bilateral na Área Ambiental. A intenção dos parlamentares é promover seminário no início de 2012 no Parlamento Italiano e no Congresso Nacional para tratar da redução dos danos causados ao meio ambiente; otimizar o uso das energias renováveis nos dois países e reduzir as emissões de gás carbônico para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. "Vamos dar seguimento ao debate internacional após a 15.ª Conferência das Partes, realizada no ano passado em Copenhague", adiantou.

Ao final do encontro, o Grupo Parlamentar Brasil - Itália incluiu as proposições do deputado Tripoli na carta de cooperação assinada pelos membros do Colegiado. O documento ainda prevê parceria estratégica de longo prazo para as pequenas e médias empresas; desenvolvimento de projetos em telecomunicações; diretrizes para coibir a exploração de menores e o turismo sexual, além de reafirmar acordo para fortalecer a cooperação entre seus Ministérios da Defesa. Também estiveram presentes os deputados Lino Duilio, Fabio Porta e as deputadas Barbara Saltamartini e Carla Castellani. (Da assessoria do deputado)

Nenhum comentário: