23 de jun. de 2010

Enchentes no Nordeste

João Tenório propõe a suspensão temporária da dívida de Alagoas com o governo federal

O senador João Tenório (AL) propôs a imediata suspensão do pagamento da dívida de Alagoas junto ao Tesouro Nacional – de R$ 45 milhões mensais – até que o estado consiga se reestabelecer dos prejuízos causados pelas enchentes dos rios Paraíba e Mundaú.

A proposta foi apresentada no plenário do Senado nesta quarta-feira (23) num discurso em que o senador lamentou profundamente a tragédia que se abateu sobre Alagoas e pediu a construção de uma rede de solidariedade envolvendo o governo federal, os governos estaduais, prefeituras, Congresso, iniciativa privada e todos os segmentos da sociedade.

“Sei que a solidariedade de todos os brasileiros não vai faltar a Alagoas nem a Pernambuco nesse momento de tristeza. É essa solidariedade que sustenta a esperança de milhares e milhares de vítimas dessa tragédia”, observou João Tenório.

Segundo ele, as enchentes que atingiram os dois estados nordestinos foi uma calamidade sem precedentes e que o rastro de dor e destruição deixados pela força das águas devastou cidades inteiras e roubou a oportunidade de trabalho, estudo e cidadania de milhares de pessoas. Escolas, hospitais, comércios, prefeituras e vários prédios públicos foram arrasados pela fúria das águas.


“O cenário de destruição deixado pela enchente só pode ser comparado ao de uma Hiroshima, depois da bomba atômica, ou ao de uma Indonésia depois do tsunami. E isso num estado que, a custo de muito esforço do atual governo Teotonio Vilela, vinha conseguindo se reerguer do caos financeiro herdado ao longo das últimas décadas”, lamentou o senador.

João Tenório destacou a ajuda emergencial de R$ 25 milhões concedida pelo governo federal como um “gesto da maior importância” por parte do presidente Lula, mas lembrou que ainda é impossível quantificar os prejuízos causados pelas enchentes. Ele louvou a agilidade do governador Teotônio Vilela na condução das medidas de enfrentamento aos problemas enfrentados pelos municípios.

“O trabalho ativo junto ao Gabinete de Crise formado pelo governo federal e a adoção de medidas pontuais para salvar vidas e atenuar os estragos causados pela enchente são muito importantes. Teotonio tem sido incansável nas negociações junto à iniciativa privada, a instituições internacionais e a outros governos estaduais”, elogiou.


O senador salientou que, embora seja necessário reforçar o programa nacional de prevenção aos desastres naturais, a única maneira de evitar calamidades semelhantes é investir no desenvolvimento regional. (Da assessoria do senador/Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: