8 de nov. de 2010

Conheça a bancada

Série apresenta os 25 novos deputados do PSDB que assumem o mandato em 2011

Em fevereiro de 2011, 53 deputados eleitos pelo PSDB devem tomar posse na Câmara. Desses, 28 se reelegeram e outros 25 exercerão o mandato pela primeira vez ou retornarão ao órgão do Poder Legislativo que representa o povo brasileiro. Com o resultado obtido nas urnas em outubro, o PSDB continuará com a terceira maior representação na Câmara na 54ª Legislatura (2011-2015), atrás apenas de PT (88) e PMDB (79).


Com o objetivo de apresentar a nova bancada aos atuais parlamentares e aos leitores, publicaremos breves perfis dos 25 novos deputados, destacando suas biografias e principais bandeiras. Os textos vão ao ar a partir de hoje no blog, sempre às segundas e terças-feiras, e na versão impressa do "Diário Tucano" às terças e quartas. Em cada um desses dias, serão publicados três perfis em ordem alfabética.

Entre os futuros integrantes do PSDB na Câmara, estarão pessoas com vivências, profissões e perfis diversos. A legenda contará com políticos experientes, como ex-prefeitos e ex-governadores, e novatos, a exemplo de Bruna Furlan, a mais votada entre os candidatos do partido em São Paulo.

No que diz respeito à distribuição regional, São Paulo, berço político do PSDB, terá 13 deputados, enquanto Minas Gerais aparece como a 2ª maior bancada estadual na legenda (8). Além da força no Congresso Nacional, o partido comandará os governos de oito estados (SP, MG, PR, TO, PA, AL, GO e RR), abrangendo quase metade do eleitorado.


É importante ressaltar que a relação final de deputados federais que tomarão posse em fevereiro pode ser alterada em virtude de julgamentos pendentes relacionados à Lei da Ficha Limpa.


Veja quais foram os 53 deputados eleitos pelo PSDB em 3 de outubro por região. Os nomes marcados em negrito são os novatos.

Região Centro-Oeste

Goiás: Carlos Alberto Leréia, João Campos e Leonardo Vilela

Mato Grosso: Nilson Leitão

Mato Grosso do Sul: Reinaldo Azambuja


Região Nordeste

Alagoas: Rui Palmeira

Bahia: Antonio Imbassahy e Jutahy Junior


Ceará: Raimundo Gomes de Matos


Maranhão: Carlos Brandão, Pinto Itamaraty e Hélio Santos


Paraíba: Ruy Carneiro e Romero Rodrigues

Pernambuco: Bruno Araujo e Sérgio Guerra.


Região Norte

Acre: Márcio Bittar


Amapá: Luiz Carlos

Tocantins: Eduardo Gomes

Pará: Nilson Pinto, Wandenkolk Gonçalves e Zenaldo Coutinho


Roraima: Berinho Bantim



Região Sudeste

Espírito Santo: Cesar Colnago

Minas Gerais: Carlaile Pedrosa, Domingos Sávio, Eduardo Azeredo, Eduardo Barbosa, Marcus Pestana, Narcio Rodrigues, Paulo Abi Ackel e Rodrigo de Castro.

Rio de Janeiro: Andreia Zito e Otavio Leite

São Paulo: Bruna Furlan, Carlos Sampaio, Dib, Duarte Nogueira, Emanuel Fernandes, Edson Aparecido, José Aníbal, Julio Semeghini, Luiz Fernando Machado, Mara Gabrilli, Mendes Thame, Ricardo Tripoli e Vaz de Lima.


Região Sul

Rio Grande do Sul: Nelson Marchezan Junior

Paraná: Alfredo Kaefer, Fernando Francischini e Luiz Carlos Hauly

Santa Catarina: Jorginho Mello e Marco Tebaldi


Leia nos posts seguintes os três primeiros perfis.

(Reportagem: Marcos Côrtes/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: