8 de jul. de 2009

Fruet: denúncia do MP mostra relevância da CPMI dos Correios

O deputado Gustavo Fruet (PR) disse ontem que a denúncia oferecida pela Procuradoria da República em São Paulo contra o banqueiro Daniel Dantas comprova a relevância do trabalho da CPMI dos Correios, que funcionou entre 2005 e 2006. Sub-relator de movimentações financeiras da comissão, o tucano foi responsável por dissecar a participação das empresas de Dantas no esquema do mensalão – acusação agora reforçada pelo procurador Rodrigo de Grandis, que cuidou do caso.

PASSO IMPORTANTE
“Na época nós identificamos na conta-mãe do esquema a entrada desses recursos e pedimos documentação às empresas controladas pelo grupo Opportunity, de Dantas: Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular”, lembra o deputado. Os documentos não chegaram a ser enviados para a CPMI, mas, ao final dos trabalhos, Fruet insistiu na importância de que fossem remetidos para a Polícia Federal e o Ministério Público, responsáveis pelas investigações posteriores. “Tudo começou aí”, diz o deputado.

Para o tucano, a denúncia oferecida pelo Ministério Público corrobora o trabalho da CPMI dos Correios e representa um passo importante para a responsabilização dos envolvidos com o mensalão. A denúncia será agora avaliada pelo juiz da 6ª Vara Federal Criminal de SP, Fausto Martin De Sanctis, que decidirá se a acolhe ou não. Além de Daniel Dantas, foram denunciadas mais 13 pessoas. O grupo é acusado de sete crimes, entre os quais lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas. (Da redação com assessoria)

Nenhum comentário: