8 de jul. de 2009

Vilela busca solução justa a portadores da doença de Huntington

A doença de Huntington poderá ser incluída no rol de enfermidades que independem de carência para a concessão do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Já pertencem a essa lista doenças como tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, doença de Parkinson e aids. A medida está prevista em projeto do deputado Leonardo Vilela (GO) que propõe a alteração da lei que trata sobre dos Planos de Benefícios da Previdência Social para a inclusão da enfermidade na lista.

SINTOMAS
Médico, o deputado explica que a doença de Huntington é uma neurodegeneração que causa progressiva deterioração física e mental. “Ela pode ser considerada uma desordem hereditária do cérebro. Os sintomas se manifestam principalmente na meia idade, entre os 35 e 50 anos de idade, independentemente de sexo, raça ou cor”, apontou. Alterações no comportamento e na personalidade e diminuição da capacidade intelectual são alguns deles.

Vilela explicou ainda que no estágio mais avaçado da doença o paciente se torna completamente dependente de cuidados de terceiros, inclusive de assistência médica praticamente em tempo integral. Sujeita à análise conclusiva das comissões, a proposta foi encaminhada às comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Da redação com assessoria)

Nenhum comentário: