5 de ago. de 2009

Legislativo atento

A pedido de Aníbal, Câmara debaterá combate à gripe suína

O plenário da Câmara realizará na próxima terça-feira (11) uma comissão geral para discutir as ações adotadas pelo governo para combater a gripe H1N1. O debate proposto pelo líder do PSDB, deputado José Aníbal (SP), pretende avaliar quais medidas podem ser tomadas para limitar o número de pessoas contaminadas no Brasil, onde mais de 100 pessoas já morreram em virtude da doença.
Preocupação - "A população brasileira tem que estar segura de que o Executivo e o Legislativo estão atentos e agindo para que a epidemia atinja o menor número possível de pessoas", destacou o deputado. Serão convidados o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; secretários estaduais de saúde; infectologistas e outros especialistas em saúde pública. A comissão geral ocorrerá no plenário Ulysses Guimarães a partir das 10h.

Ontem o ministro da Saúde, Jose Gomes Temporão, classificou de “disparate" o fato de alunos sadios terem as aulas adiadas por conta da gripe suína. Segundo ele, a recomendação do governo é que devem ficar em casa apenas as crianças e os funcionários com sintomas como febre e tosse. No entanto, governos de vários estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais prorrogaram as férias escolares com base em nota do próprio ministério.

A recomendação transferia aos estados a decisão de adiar ou não o início das aulas como estratégia para conter a disseminação do vírus. Infectologistas defendem o adiamento das aulas sob o argumento de que a transmissão do H1N1 por crianças é o dobro da registrada por adultos. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: