5 de ago. de 2009

Sairá do papel?

Deputados cobram esclarecimentos sobre instalação do trem-bala

Em audiência pública conjunta das comissões de Viação e Transporte e de Fiscalização e Controle, os deputados Duarte Nogueira (SP) e Vanderlei Macris (SP) apontaram a importância da adoção do Trem de Alta Velocidade (TAV) ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (SP). No entanto, cobraram das autoridades do governo presentes à reunião o esclarecimento de uma série de pontos sobre essa obra do Programa de Aceleração do Crescimento, a exemplo de qual será a participação dos setores privado e público, como o governo injetará dinheiro para viabilizar o empreendimento e se é possível inaugurá-lo a tempo da Copa de 2014.
Dificuldade de gerenciamento - “Queremos contribuir para que a implementação seja mais rápida, pois essa obra é muito importante para o país. Mas há dificuldade de gerenciamento e incompetência por parte do governo federal em fazer as coisas saírem do papel”, afirmou Duarte, 1º vice-líder do PSDB na Câmara. O custo do empreendimento é estimado em R$ 34 bilhões.
Durante a audiência, as autoridades preferiram não estabelecer prazo para conclusão das obras. O representante do Ministério dos Transportes afirmou que o objetivo é concluir o TAV no menor tempo possível, enquanto o da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ponderou que o ano 2014 é visto pelo governo apenas como uma meta.

Duarte citou vantagens que esse tipo de transporte pode trazer, como a diminuição na poluição, redução de tarifas, alívio nos aeroportos e investimentos para desenvolver o traçado onde o trem vai circular. Macris também afirmou que o TAV será uma boa solução para o deficiente sistema aeroportuário brasileiro. Ele espera que o governo não transforme a obra em ação política visando a sucessão de 2010.

Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, o deputado Sílvio Torres (SP) avaliou que o projeto do TAV trará avanços tecnológicos e dará a oportunidade para o país se modernizar e alcançar o mesmo patamar de desenvolvimento dos outras nações.(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: