Gomes de Matos cobra aprovação da PEC da Alimentação
Em pronunciamento, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) afirmou que mais de 30 milhões de pessoas estão passando fome no país e 65 milhões alimentam-se precariamente. Para o tucano, uma das maneiras de amenizar essa situação é aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui o direito humano à alimentação adequada, com a fiscalização de sua execução.
Dados preocupantes - O tucano citou relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), divulgado em dezembro de 2008, que já apontava um acréscimo de 40 milhões de subnutridos em relação a 2007, totalizando 963 milhões de pessoas nessa condição - 14% da população mundial. Além disso, a cada 3,5 segundos uma pessoa morre de fome.
De acordo com o parlamentar, o Nordeste e os centros urbanos de baixo poder aquisitivo apresentam índices bem abaixo do nacional. Conforme explicou, a FAO e a OMS recomendam o consumo per capita de 2.500 calorias/dia, o que, mais uma vez, coloca a região no cenário das desigualdades sociais. “É de extrema relevância agilizarmos os trabalhos da Comissão Especial destinada a apreciar o parecer à PEC que altera a Constituição Federal e introduz na Carta Magna a Alimentação como Direito Social”, cobrou. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário