A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou nesta quarta-feira requerimento do deputado Roberto Rocha (MA) convidando autoridades e especialistas para discutir os impactos ambientais decorrentes da exploração de petróleo do pré-sal. Os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e de Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado, serão convidados, assim como representantes da Agência Nacional do Petróleo, da Petrobras e de universidades.
Incertezas científicas - O tucano alertou para a importância da realização de estudos sobre as emissões de gases poluentes com a exploração da camada. De acordo com o parlamentar, há diversas incertezas científicas quanto à capacidade tecnológica de controle da emissão de gás carbônico na prospecção. Segundo Rocha, o aprofundamento da questão é essencial no momento em que o Congresso tem a tarefa de aprovar os marcos regulatórios.
Rocha espera que durante a audiência sejam apresentados ao colegiado os métodos disponíveis para impedir que a exploração do pré-sal polua ainda mais o planeta. Conforme lembrou, o próprio ministro Minc declarou que a exploração da camada de pré-sal vai liberar pelo menos três vezes mais gás carbônico que a camada do pós-sal.
O deputado espera ainda que o país possa apresentar em dezembro, durante a Conferência que ocorrerá em Copenhague sobre mudanças climáticas, uma proposta de exploração que deixe em evidência os recursos disponíveis no país para explorar a camada de forma não-poluente. A data da audiência pública ainda não foi marcada. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Eduardo Lacerda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário