2 de set. de 2009

A mais cara do país

Pinto Itamaraty cobra redução de energia elétrica no Maranhão

Na reunião desta quarta-feira na CPI das Tarifas de Energia Elétrica, o deputado Pinto Itamaraty (MA) afirmou que a população de seu estado - um dos mais carentes do país - paga a maior conta do país. Diante dessa realidade, o parlamentar quer que a comissão faça um estudo de impacto para reduzir a conta de energia. Itamaraty pretende apurar também o porquê de a população maranhense pagar 80% a mais do que os moradores de Brasília, onde há a maior renda per capita do país.

Diminuição muito pequena - “Essa situação é preocupante. Gostaríamos de avançar como a Paraíba, que conseguiu baixar a tarifa em 15% ao consumidor final”, alertou. “O meu estado reduziu em apenas 1,62%. Isso é pouco diante daquilo que pode ser feito. Vamos lutar para tentar levar esse benefício para os consumidores maranhenses”, ressaltou o tucano, integrante da comissão de inquérito.

O parlamentar vai propor à presidência da comissão a realização de uma audiência pública para debater o problema com órgãos responsáveis pelo setor, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e empresas de pesquisa.
Ainda de acordo com Pinto Itamaraty, será estudada a criação de uma Comissão Especial para tratar do assunto. No entanto, afirmou que primeiro é preciso investigar melhor a razão de existir diferenças tão grandes entre os estados.

O diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, também participou da audiência desta quarta-feira, assim como o presidente da Empresa de Pesquisa Energética,
Maurício Tolmasquin; além do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Chipp. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda )

Nenhum comentário: