14 de set. de 2009

Diagnóstico precoce

Bruno Araújo quer conscientizar brasileiros sobre retinoblastoma

O deputado Bruno Araújo (PE) apresentou projeto de lei que cria o Dia Nacional de Conscientização Precoce do Retinoblastoma, a ser celebrado anualmente em 18 de setembro. De acordo com o tucano, esse é o tumor ocular mais frequente na infância, afetando tanto homens como mulheres.

Doença pode matar - "Sua frequência é maior antes dos três anos, sendo que a idade média de diagnóstico são 18 meses. Apesar de sua gravidade, o tumor pode ser facilmente detectado. Quando presente já no nascimento, pode ser diagnosticado até mesmo por meio do 'teste do olhinho', realizado já no recém-nascido", explicou o tucano, ao destacar a importância do diagnóstico precoce. "Quanto mais cedo for instalado o tratamento, maiores as chances de sucesso, aumentando tanto a possibilidade de sobrevivência do paciente quanto de conservação do globo ocular", completou Bruno Araújo.

Caso esse diagnósticoo não ocorra, a evolução poderá ser gravíssima, levando a cegueira ou até mesmo à morte."A alta frequência e a gravidade do retinoblastoma demonstram a importância do tema em questão. Por esse motivo, propomos a instituição de um dia nacional específico para a conscientização e o incentivo ao diagnóstico precoce da doença, visando a melhorar o prognóstico das crianças acometidas", destacou Bruno Araújo. (Reportagem: Marcos Côrtes/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: