14 de set. de 2009

Saúde

SUS deveria mudar remédios de combate à hipertensão, diz Papaléo


O senador Papaléo Paes (AP) pediu ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a troca dos medicamentos utilizados pelo governo no combate à hipertensão arterial. Médico, o tucano afirmou que o Captopril, atualmente utilizado, deve ser substituído por outros mais modernos, como o Losartan e o Valsartan. O parlamentar disse ter "respeito absoluto" pelo ministro e pediu a substituição do remédio por considerá-lo "ineficiente" e "completamente ultrapassado". O tucano pediu também que a pasta faça com urgência uma campanha de esclarecimento à população sobre os males da pressão alta.

1 bilhão de afetados
- O tucano afirmou que em seu discurso que a hipertensão é uma pandemia mundial e atinge mais de um bilhão de pessoas. Disse que no Brasil não há estatísticas confiáveis sobre a doença, mas citou dados do Banco Mundial, utilizados pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, segundo os quais 75% dos custos de saúde são efetuados para o tratamento de doenças esquêmicas do coração. Destes, 31% são gastos com hipertensão, "o principal fator de risco das doenças cardiovasculares".

Papaléo Paes disse que o uso de medicamentos no combate da hipertensão pode evitar até 40% dos casos de derrame, 25% dos casos de infarto e 50% dos casos de insuficiência cardíaca. O senador disse que seu pronunciamento foi inspirado com conversa que teve com o cardiologista e deputado estadual do Amapá Manoel Brasil de Paula Filho. (Da redação com Agência Senado/Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: