14 de set. de 2009

Economia no Maranhão

Roberto Rocha aponta oportunidades de desenvolvimento na região de Balsas

O deputado Roberto Rocha (MA) destacou nesta segunda-feira em plenário a importância das atividades desenvolvidas pelo município de Balsas para a economia do Maranhão, mas lamentou as dificuldades sociais enfrentadas pelo município e cidades vizinhas. Para o tucano, as obras de recuperação de rodovias na região são de suma importância, tal como a transformação de commodities em produtos manufaturados, algo que ainda não acontece no estado.

Mais emprego e renda - “A região recebe migrantes de vários estados que trabalham na produção de alimentos, sendo que boa parte é escoada para o porto de Itaqui. Porém o Maranhão ainda não teve capacidade de transformar essas riquezas e o estado continua exportando apenas produtos primários, sem agregar valor, algo que geraria oportunidades de emprego e renda para a nossa gente”, lamentou.

O parlamentar registrou ainda a recuperação e reconstrução da BR-230 e afirmou que a obra, finalmente liberada pelo DNIT (Departamento Nacional de infraestrutura em Transporte), beneficiará a população de municípios como Balsas, Carolina e Riachão, seguindo até ao Piauí. “Essa é uma obra de quase R$ 200 milhões que começará no inicio de 2010”, afirmou.

O tucano disse ainda que a região não tem condições de instalar indústrias porque carece de energia. “Estou trabalhando firmemente para que os órgãos competentes e o governo federal possam fazer um ponto de suprimento, puxando energia de volta de Ribeiro Gonçalves até Balsas, como houve no passado”, cobrou. Rocha lembrou que o município ganhará uma nova subestação, o que dará condições à cidade de abrigar novas indústrias, podendo assim transformar seus produtos primários em manufaturados.

“Espero que aquela região se torne grande produtor de ração animal e, na sequência, um polo produtor de suínos e aves. Aliás, é no que essa região está se transformando e o que registro com muito satisfação”, concluiu. (Reportagem: Djan Moreno e Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: