9 de out. de 2009

Agricultura familiar

Albano pede apoio à produção de bioetanol em Sergipe

O deputado Albano Franco (SE) destacou em plenário nesta quinta-feira a possibilidade de produção do bioetanol por agricultores rurais sergipanos. “Os pequenos e médios agricultores vão poder produzir o álcool hidratado com o mesmo padrão da Agência Nacional do Petróleo", afirmou. De acordo com o tucano, além de produzir energia com menos emissão de gás carbônico e com baixo custo, essa é uma fonte renovável e vai beneficiar, sobretudo, os pequenos produtores e cooperativas ligadas à agricultura familiar. "Vejo essa possibilidade com muita esperança”, afirmou o tucano.

Albano fez um apelo aos setores de energia do governo para que examinem o assunto com atenção. “A novidade poderá melhorar as condições do homem do campo que tanto necessita do apoio governamental para trabalhar e produzir. É preciso estimular à disseminação da produção e oferecer financiamentos a quem vier a se interessar por esta atividade”, defendeu.

Segundo ele, o projeto do Bioetanol Social está sendo desenvolvido na região Sul do Brasil. A base do álcool é a cana-de-açúcar e uma planta chamada "sorgo sacarino", mas também é possível utilizar batata doce e mandioca. (Reportagem: Alessandra Galvão)

Nenhum comentário: