9 de out. de 2009

É preciso mudar

Governo deve gastar menos para poder investir mais, diz Vellozo Lucas

Ao avaliar estudo mostrando que estados e municípios poupam mais que a União, o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES) voltou a criticar a gastança desenfreada do governo Lula. “Os números comprovam os alertas que o PSDB vem fazendo desde o início da atual gestão”, apontou o tucano. Elaborado pelos economistas José Roberto Afonso e Kleber Castro, o levantamento mostra que, mesmo afetados pela crise, estados e municípios destinam uma parcela maior de suas receitas para investimentos, ao contrário do governo federal.

Mudança estrutural - Além disso, no acumulado de 12 meses, as administrações estaduais e municipais superaram o superávit primário da União - a economia para o pagamento dos juros. Estados e municípios pouparam o equivalente a 0,79% do PIB, contra 0,75% da União.

“Hoje, cerca de 75% dos investimentos no país são feitos eles, e não pelo governo federal”, comparou Vellozo, que não enxerga, a curto prazo, mudança nesse quadro. “Essa realidade só irá mudar quando o Planalto alterar sua política de investimentos e parar de gastar todo o dinheiro em custeio e despesas desnecessárias”, criticou.

O cruzamento de dados revela ainda que os gastos com pessoal da União cresceram 13,2%. Na comparação entre os oito maiores estados, a União teve a maior expansão nessa rubrica. Os economistas analisaram o desempenho dos maiores estados e de algumas prefeituras de capitais com base em relatórios bimestrais de execução orçamentária encaminhados ao Tesouro Nacional por exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: