Virgílio: pré-sal deve ser usado para buscar nova matriz energética
Para o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), os recursos do pré-sal têm um nobre papel a desempenhar: o de fornecer recursos para a troca da matriz energética do país. “O Brasil pode utilizar a economia do combustível do século XX para passar para a economia do combustível do século XXI”, assinalou em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa para discutir o uso dos recursos do pré-sal na educação.
Busca de fontes limpas - Segundo ele, a aplicação das verbas nesse setor também é muito importante e recomendou que os dados do último relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) precisam ser avaliados. "Sem educação de qualidade, o país não conseguirá operar as máquinas que vêm por aí", alertou. Ainda de acordo com o parlamentar, o Brasil precisa explorar com rapidez o pré-sal, pois não se sabe que valor terá o petróleo daqui a 40 anos, já que os países mais desenvolvidos estão, em função também do aquecimento global, muito empenhados na busca de fontes energéticas limpas.
“O mundo inteiro precisa aprender a criar riquezas preservando a humanidade, sem descuidar, portanto, do meio ambiente. Não consigo dissociar a economia da ecologia. A primeira sem a segunda vira egoísmo, irracionalidade. A segunda sem a primeira torna-se algo estéril”, comparou. (Da redação com assessoria do senador)
9 de out. de 2009
Novos rumos
Marcadores:
Arthur Virgílio
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário