9 de out. de 2009

Sessão solene

Tucanos homenageiam professores e cobram valorização da Educação

Durante sessão solene em homenagem ao Dia dos Professores nesta sexta-feira, a deputada Professora Raquel Teixeira (GO) cobrou uma maior valorização ao trabalho desses profissionais, que convivem com os baixos salários e a falta de estrutura em escolas de todo o país. “Paulo Freire dizia que escola boa tem de ter felicidade. Eu não estou vendo felicidade em nossos colégios. Alguns professores estão insatisfeitos com o salário e com as condições de trabalho, fazendo com que muitos deixem a carreira”, apontou a deputada, dona de uma vasta carreira no setor.
Ignorância tem custo elevado - Realizada a pedido de Raquel, a sessão contou com a participação de professores, alunos, parlamentares e profissionais do ensino do Distrito Federal e de Goiás. Em seu pronunciamento, a deputada do PSDB citou vários números da educação no país, como o número de professores em cada nível educacional, a média salarial e a defasagem em relação a nações como Noruega, Irlanda e China.
A deputada lembrou que investir na educação não tem preço e citou um professor de Harvard para frisar que pior para o mundo é “o custo da ignorância”. Raquel Teixeira cobrou mais investimentos do poder público no setor e lembrou uma conquista do Parlamento neste ano: a aprovação de uma proposta que acaba com a incidência da Desvinculação das Receitas da União (DRU) na Educação, relatada pelo tucano Rogério Marinho (RN).

Raquel apontou ainda bandeiras pessoais nessa área - como a defesa de uma educação integral, tanto no que se refere ao tempo em sala de aula como na plenitude do ensino, e a necessidade da criação de uma Lei de Responsabilidade Educacional. "Já no plano coletivo, aprovamos a PEC que acaba com a DRU no setor de forma escalonada, além de estarmos definindo o Orçamento para 2010. É claro que uma profissão tão abrangente, vinculada basicamente ao governo, tem que envolver muitos recursos”, destacou.
Também presente à sessão, o deputado Carlos Brandão (MA) lembrou que o país precisa dar mais atenção ao setor e buscar combater o analfabetismo. “O Brasil nunca fez uma revolução na educação e equivocadamente prioriza o ensino superior em vez do básico. Temos uma evasão escolar muito alta e uma média de sete anos de escolaridade para cada cidadão. É necessário mudar esse quadro”, recomendou. Também foi exibido um vídeo no qual o senador Marconi Perillo (GO) homenageia os professores, que comemoram o seu dia no próximo dia 15.
Mais cedo, em pronunciamento, o deputado Rômulo Gouveia (PB) afirmou que há motivos de sobra para reconhecer a importância da figura do professor e destacou ações de seu mandato em prol da educação na Paraíba, como a prioridade para a interiorização do ensino superior.(Reportagem: Rafael Secunho)

Um comentário:

Milton Serra disse...

Falar de Educação sempre é bom, principalmente próximo ao Dia do Professor, esta figura basal de qualquer sociedade, mas tão pouco valorizada e reconhecida nestes tempos de hoje. Não há médico, engenheiro, advogado ou qualquer outra profissão que não tenha passado pelas mãos do Professor! Alguns caminhos para reverter este quadro: investir no ensino básico, entendendo que educação é antes de tudo processo; e além de questões quantitativas (mais verbas), questões qualitativas (mais atenção, estrutura e valorização) ajudariam bastante. Parabéns Professores, categoria onde me incluo com muita honra!