6 de out. de 2009

Transparência

Portal permitirá fiscalização dos investimentos para a Copa 2014


O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, deputado Sílvio Torres (SP), anunciou o lançamento de um portal na internet para que a sociedade possa acompanhar os investimentos nos estados que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. “A ideia é garantirmos transparência e informações para a sociedade, em uma rede de fiscalização virtual para evitar desperdício de dinheiro público”, disse o tucano nesta terça-feira. O lançamento ocorrerá em dezembro.

Essa é uma iniciativa conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara e do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU) para apurar os gastos do torneio que será realizado em 12 cidades brasileiras. Segundo Torres, o objetivo é que os tribunais de contas unifiquem a fiscalização. Também está prevista a aprovação de um projeto de lei que obrigue os órgãos executivos a publicarem os dados sobre investimentos na Copa.

Cadê o cronograma? - As comissões de Fiscalização e Controle; de Turismo e Desporto; e de Desenvolvimento Urbano promoveram hoje audiência pública com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, com o objetivo de discutir as providências para a organização da Copa. A oposição pressionou o ministro para que ele apresente um cronograma com prazos e custos das obras necessárias à realização do evento.

“Até hoje não sabemos quanto vai custar a Copa de 2014. Estamos aguardando mais detalhes sobre o projeto do torneio e a indicação do comitê organizador que ainda não foi oficializada pelo presidente. Além disso, o atraso nas obras pode comprometer os jogos”, disse Torres.

Presidente da Subcomissão que fiscaliza os gastos da Copa, o deputado Rômulo Gouveia (PB) destacou a preocupação dos gastos com recursos públicos. “Vamos interagir com a sociedade e os Tribunais de Contas para evitar o desperdício do dinheiro público. Outra questão é saber como vamos conservar a estrutura fruto dos investimentos para a Copa”, disse. Gouveia afirmou ainda que a comissão pretende discutir também os gastos das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Já o deputado Vanderlei Macris (SP) demonstrou preocupação com a execução das obras necessárias para a realização dos eventos. “O governo é muito lento e não tem agilidade. Se as obras da Copa tiverem o mesmo ritmo que as do PAC, teremos grandes dificuldades. Devemos ser vigilantes em relação aos gastos públicos e a preparação do país para a Copa”, ressaltou.

Durante a audiência, o ministro elencou os principais desafios para a realização do torneio: segurança, mobilidade e o saneamento público - em especial a questão da despoluição de praias, rios e lagoas. Ele afirmou que o ministério já disponibilizou R$ 5 bilhões para projetos de mobilidade urbana nas cidades que vão sediar os jogos da Copa. (Reportagem: Alessandra Galvão com Agência Câmara/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: