6 de out. de 2009

Educação como prioridade

Aníbal destaca expansão de escolas técnicas em São Paulo


O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), destacou em discurso nessa terça-feira os 40 anos do Centro Paula Souza, que administra a maior rede estadual de ensino profissional em todo o país. A rede agrupa escolas técnicas e faculdades em São Paulo e tem obtido excelentes resultados após os incentivos das sucessivas gestões tucanas no estado, que abrangem os trabalhos desenvolvidos pelos ex-governadores Mário Covas e Geraldo Alckmin e o atual, José Serra.

Amplo alcance - “Após o forte impulso recebido a partir da gestão Covas, o Centro Paula Souza não parou de crescer. São 49 faculdades de Tecnologia, as Fatecs, e 167 escolas técnicas, as Etecs, formando o Sistema Estadual de São Paulo de Ensino Tecnológico. Ao todo a instituição é responsável pela formação de mais de 180 mil estudantes nas escolas técnicas e nas faculdades de tecnologia”, apontou o líder.

Aníbal frisou que nos últimos dois anos e nove meses foram implantadas 62 novas unidades, sendo 41 Etecs e 21 Fatecs. Ele destacou ainda que o Centro é referência ao captar demandas das diferentes regiões paulistas e qualificar profissionais para atendê-las. Dessa forma, tem aumentado a capacidade de geração de empregos no estado.

O aumento no número de alunos nas escolas técnicas também é uma meta do Governo de São Paulo, conforme lembrou o líder. “O plano é chegar a 177 mil alunos. Eram 126 mil em 2006. Ou seja, serão 51 mil a mais em 2010”, acrescentou. Aníbal pediu ao governo Lula que se mire no exemplo paulista, “para que não só na retórica, mas na realidade, promova a ampliação do ensino técnico e tecnológico no plano federal”. (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: