16 de nov. de 2009

Audiência

Presidente do Incra terá de explicar gastos com diárias e ineficiência de assentamentos

Os tucanos vão cobrar nesta terça-feira explicações do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, sobre os gastos "excessivos" com diárias e a "ineficiência" dos assentamentos rurais.

Sem desculpas esfarrapadas - Em audiência pública, marcada para as 14h30 na Comissão de Agricultura da Câmara, o PSDB e demais integrantes da bancada agrícola pretendem tratar também dos desvios de recursos para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

"O governo se acostumou a dar desculpas esfarrapadas. Mas queremos dados, números e justificativas concretas que comprovem a boa utilização dos recursos públicos e o real interesse em desenvolver o campo e o agronegócio. A política do discurso sem prática acabou e está fora de moda", disse o autor do requerimento, deputado Duarte Nogueira (SP).

O parlamentar, que é 1º vice-líder do PSDB na Câmara, lembrou que nos nove primeiros meses deste ano o Incra gastou R$ 27,5 milhões com despesas de hospedagem e alimentação. Os valores, segundo ele, levaram o próprio órgão a preparar um estudo para formular medidas de controle. "É inaceitável que uma autarquia do tamanho do Incra gaste mais que a maioria das pastas, com exceção apenas das de Educação, Saúde e Previdência“, disse Nogueira.

Já pesquisa encomendada ao Ibope pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontou ineficiência de 72,3% dos assentamentos pesquisados. De acordo com o estudo, apenas 27,7% dos mil domicílios analisados em diferentes estados produzem o necessário para o consumo da família. (Da assessoria do deputado/Foto: Du Lacerda)

Um comentário:

Anônimo disse...

Depois de oito anos de governo Lula os assentados do incra produzem menos que na idade meda, talvez, menos até que índios brasileiros plantando mandioca. Isso é um absurdo!