16 de nov. de 2009

Incompetência administrativa

Alvaro cobra do governo explicações das causas do apagão

O senador Alvaro Dias (PR) cobrou do governo uma análise mais aprofundada das causas e consequências do apagão da última terça-feira (10), que deixou 18 estados sem energia elétrica por até quatro horas.

Contradições - Uma das causas prováveis, disse o tucano da tribuna, é a existência de recursos empenhados e não aplicados. Dos R$ 52 bilhões previstos para o setor de infraestrutura nos últimos cinco anos, R$ 20 bilhões teriam sido devolvidos ao Tesouro, de acordo com reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo". Para Alvaro, esses dados indicam incompetência administrativa do governo.

"Estamos longe de alcançar o patamar de investimento compatível com as potencialidades econômicas do país. Sendo assim, se recursos estão provisionados e não são aplicados, estaremos implantando um apagão logístico de médio e de longo prazo", disse o senador em discurso nesta segunda-feira (16).

Alvaro Dias questionou o fato de as autoridades governamentais, a começar pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, terem dado explicações contraditórias sobre o episódio, sem apresentarem uma "versão única".

O senador criticou o direcionamento dos investimentos para geradoras de energia nas Regiões Norte e Nordeste e o abandono das Regiões Sul e Sudeste, onde a demanda é superior. Segundo ele, isso resultou no apagão da última terça-feira. Alvaro afirmou que a oposição exerceu seu papel ao indagar de especialistas se não seria incompetência operacional o governo não ser capaz de restaurar a energia no país rapidamente, num prazo de dez a 15 minutos. Na opinião do senador, "um país competente com gestão competente" teria conseguido fazê-lo.

O parlamentar criticou também o preenchimento de cargos nas estatais por apadrinhamento político, e não por critérios técnicos. Além disso, criticou o incentivo à aposentadoria antecipada em Furnas Centrais Elétricas S.A., o que, avalia, deixou a estatal desprovida de técnicos competentes e experientes. (Da redação com Ag. Senado/ Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: