16 de nov. de 2009

Profissional sério

Emanuel defende pesquisador do Inpe enquadrado pelo governo

Funcionário de carreira do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o deputado Emanuel Fernandes (SP) saiu em defesa do pesquisador Osmar Pinto Júnior, que foi "enquadrado" pelo governo Lula por ter contestado a versão de que raios causaram o apagão da última terça-feira (10). "O Osmar é um pesquisador reconhecido, sério e especialista em raios. Se tentarem desqualificá-lo, será uma intromissão política", alertou o tucano.

Mais responsabilidade - O parlamentar do PSDB ressaltou que acompanhará de perto o caso para verificar se haverá influência no trabalho desenvolvido pelo especialista. "Osmar e sua esposa são cientistas, pessoas neutras e dominam o que fazem. O Inpe é especialista em raios", reiterou o deputado.

O parlamentar cobrou mais transparência do governo federal no episódio do apagão e disse que ainda não se convenceu com as explicações dadas pelos ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Dilma Rousseff (Casa Civil) sobre o blecaute. "O governo precisa levar o assunto mais a sério porque é uma questão que afeta toda a sociedade", afirmou. Na fatídica terça-feira, mais de 60 milhões de 18 estados ficaram às escuras.

Sem nenhuma formação na área de energia, o ministro Edison Lobão rebateu o pesquisador do Inpe e disse que a função do instituto é tratar de meteorologia, e não de energia elétrica. A polêmica entre o governo e o Inpe começou no dia seguinte ao blecaute. Cerca de 20 horas após o incidente, o governo Lula informou que o mau tempo, aliado a descargas elétricas, seria a causa do apagão. No mesmo dia, Osmar, um dos maiores especialistas do mundo em raios, disse em entrevista que a possibilidade de o fator meteorológico ser a causa era mínima.

Na última quinta-feira, nota no site do Inpe relatava que o raio mais próximo à região de Itaberá (SP), onde fica a subestação foco do problema, foi registrado a pelo menos dois quilômetros das linhas de transmissão. A divulgação causou uma "saia justa" ao governo Lula. Lobão disse que a confirmação das causas do blecaute não caberia ao Inpe. O ministro alegou que essa era uma visão pessoal de Osmar, e não necessariamente do órgão. O Inpe pretende divulgar nesta terça-feira relatório mais aprofundado sobre as condições climáticas na região de Itaberá na noite do apagão. (Da redação com assessoria do deputado/Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: