16 de nov. de 2009

Prevenir uma tragédia

Carlos Brandão elogia MP por exigir recuperação de barragem no Maranhão

O deputado Carlos Brandão (MA) foi à tribuna nesta segunda-feira (16) para destacar a decisão do Ministério Público de exigir a recuperação imeditada da barragem do rio Flores. "Não é de hoje que venho a esta tribuna pedir atenção dos governos federal e estadual para a situação de descaso nas barragens do Maranhão", afirmou o tucano.

Descaso do governo - O deputado lembrou a tragédia de junho último, quando a enxurrada de 50 bilhões de litros d'água provocada pelo rompimento da Barragem de Algodões, no Piauí, arrastou casas, pessoas e carros. Na época, o parlamentar pediu atenção para a questão das barragens, apesar de relatório do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) informar que nada precisava ser feito nas barragens porque estavam em boas condições.

"No entanto, pedi ao Conselho Regional de Engenharia e Administração do Maranhão que vistoriasse as barragens dos rios Flores, Pericumã e Bacanga. Foi então que recebi, após um mês de análises, o relatório final da instituição informando a urgência na recuperação de todas as barragens analisadas", relatou.

O deputado do PSDB também enviou indicação ao Ministério da Integração Nacional sugerindo que a presença do Estado fosse intensificada na região que, por estar abandonada, teve equipamentos roubados e instalações depredadas. "De posse do relatório do CREA, também enviei ofício ao ministro Geddel Vieira Lima informando o estado real dessas barragens e solicitando recursos para reforma e manutenção", completou Brandão.

Enquanto o Ministério Público age em defesa das comunidades dessas regiões onde ficam as barragens, o deputado acredita que no Legislativo e no Executivo "as coisas andam a passos de tartaruga". "Uma solicitação feita em junho deste ano e que até hoje não ouve sequer uma resposta realmente mostra o fracasso da gestão federal em suprir as demandas emergenciais dos estados, em especial do Maranhão", lamentou. Brandão espera ainda que o Ministério Público Federal solicite, tal como fez no caso da barragem do rio Flores, a recuperação das outras duas: de Pericumã e do Bacanga. (Reportagem: Marcos Côrtes/ Foto: Ag. Câmara)

Um comentário:

leal disse...

ogoverno lula trata os brasileiros como se estivesse lidando com creança todo mundo sabe da existencia do mensalao mas agora e pior devidiu o governo como feudo c um trata de sue pedaço e escolheu as capitanias hereditarias e seus donatarios 1 sarnei renan michel entre outros e agora collo jose leal