19 de nov. de 2009

População exige respostas

Governo Lula ainda não tem explicação para blecaute

Em viagem oficial ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (19), o deputado Carlos Brandão (MA) afirmou que o governo ainda não tem uma resposta técnica convincente para o blecaute que atingiu 18 estados na semana passada. “A melhor versão para o apagão ainda é a do Lula, que fugiu do 'achismo' de seus ministros e disse apenas que é preciso investigar. Mas até agora não há uma explicação e os técnicos alegaram que não houve tempo hábil para detectar o problema”, disse o deputado, representante tucano na comissão externa criada pela Câmara para investigar as causas do blecaute.

Abrir a caixa preta - Acompanhado de deputados de diversos partidos, como José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Bernardo Ariston (PMDB-RJ), Brandão visitou a sede de Furnas Centrais Elétricas, da Eletrobrás e a concessionária Light na capital carioca. Segundo o tucano, em Furnas – onde os parlamentares foram recebidos por toda a diretoria – os deputados ouviram possíveis justificativas para o blecaute. Na Eletrobrás, técnicos conversaram com os congressistas em virtude da ausência do presidente da estatal.

“No momento do blecaute chovia muito, e não há um controle meteorológico preciso por parte das estatais. Eles acreditam que fatores naturais podem mesmo ter causado o apagão, visto que com o aquecimento global a intensidade dos ventos, por exemplo, tem aumentado muito. Mas está tudo sob análise. Como nos falou um técnico, é preciso abrir a caixa preta”, afirmou Brandão.

O deputado pelo PSDB no Maranhão, no entanto, lembrou que a sociedade tem pressa em saber o que de fato ocorreu e se o Governo Federal vai arcar com os diversos prejuízos causados tanto em residências quanto nas empresas. “A população quer uma resposta pra se convencer. Exige saber quem vai pagar os danos causados e se isso vai acontecer novamente, seja no curto ou médio prazos”, alertou.

Composta por 14 parlamentares, a comissão externa visitará a usina de Itaipu na próxima segunda-feira (23). Os deputados também pretendem ir ainda à ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) em busca de informações mais precisas sobre o blecaute. A empresa é a responsável pela coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional. (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: