19 de nov. de 2009

País anda para trás

Criação da Petro-Sal é um retrocesso total, diz Alfredo Kaefer

O deputado Alfredo Kaefer (PR) classificou de "retrocesso total" a criação da Petro-Sal, determinada em projeto de lei aprovado na noite desta quarta-feira (18) no plenário da Câmara. “É um retrocesso total voltar ao período anterior da Lei do Petróleo, de 1997, que criou um novo marco regulatório e deu um passo importante para o aumento da exploração do petróleo no Brasil", afirmou o tucano.

Reestatizar o sistema - Graças a essa legislação, o participação do setor petrolífero no Produto Interno Bruto (PIB) saltou de 3% para 14%. "E isso se deu em virtude da abertura e a participação das empresas, que tiveram oportunidade de explorar o petróleo e, em troca, pagar royalties, impostos, gerar empregos e desenvolver a economia. Portanto, a criação da Petro-Sal simboliza a reestatização do sistema do petróleo”, condenou.

Segundo Kaefer, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) poderia criar uma diretoria para administrar a camada do pré-sal. “A criação da Petro-Sal vai fazer com que andemos a passo de tartaruga nessa grande possibilidade que é a prospecção do pré-sal, potencial fonte de riqueza enorme para o país. Mas isso aconteceria se tivéssimos liberdade, se as empresas pudessem estar presentes, e não novamente criando uma estatal engessada, que servirá para criação de empregos para apadrinhados", afirmou o parlamentar.

A nova estatal vai gerenciar todos os contratos de exploração e produção de petróleo e de gás na área do pré-sal sob o novo modelo de partilha proposto pelo governo. A Petro-Sal não vai executar nenhuma tarefa direta de exploração ou comercialização. O projeto seguiu para apreciação do Senado. (Da redação com assessoria do deputado Alfredo Kaefer/ Foto: Du Lacerda)

Leia mais:

Petro-Sal servirá como cabide de emprego, diz Aníbal

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu estou cansado, este país é uma piada. O governo federal com a caneta faz o que bem entende, até cria uma empresa estatal quando já existe uma para mesma função. Como isso se reflete nas eleições de 2010.
Não sei esta difícil, no Brasil ninguém é honesto, ou se esta com estes ou como aqueles. Esta falta de respeito pela vida real das pessoas vai ter reflexos para ambos os lados.
Entre republicanos e democratas nos EU existem diferenças claras na gestão, nos impostos, na política internacional. No Brasil, temos o PSDB como uma luz no fim do túnel, o PT que quer a qualquer preço criar um curral eleitoral, com chances de conseguir, afinal, num país onde só se consegue emprego por indicação, nada como concurso público.
Enfim, eu posso criticar o PT, mas a verdade é que a nossa economia precisa crescer, os jovens precisam de apoio, pessoas de 30 ou 40 anos também e muitas vezes estes têm filhos, gastam seu dinheiro com leite não com celular ou tênis ou uma calça de marca.
PSDB meu caro, olhe nos olhos do país, esse mestiço mal falado, sofredor. A petro-sal reflete isso acima, a falta de oportunidades. O PSDB tem que mostrar que esta empresa (petro-sal) é uma jogada, mas no seu governo (PSDB) o BRASIL será maior que isso e haverá oportunidades para todos e não um paraíso com 300 candidatos por vaga.