19 de nov. de 2009

Não é bem-vindo

Fernando Chucre condena visita de Ahmadinejad ao Brasil

O deputado Fernando Chucre (SP) afirmou nesta quinta-feira (19) que a visita do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil representa um claro exemplo da simpatia do presidente Lula com governos autoritários. Para o tucano, o encontro entre os presidentes marcado para segunda-feira (23) não tem sequer expectativas na esfera comercial, já que até agora o Itamaraty não apresentou potenciais ganhos com a viagem do iraniano.

Política externa atrapalhada - “Os protestos contra essa visita já começaram em vários pontos do país. Em Brasília deve haver uma grande manifestação. Toda a polêmica em torno desse encontro tem razão de ser, pois o presidente iraniano é um ditador tirano que não respeita os direitos humanos, discrimina as mulheres, prende manifestantes e os condena à morte, nega o holocausto e incita outros países a uma guerra contra Israel", criticou Chucre, que classificou Ahmadinejad de "inconseqüente, leviano e perigoso".

Em pronunciamento, o tucano citou outras ocasiões em que o governo Lula demonstrou sua proximidade com os governos totalitários. “Temos visto essa complacência com os regimes antidemocráticos não só aqui na América Latina, mas na África e agora no Irã. Em março de 2007, o Brasil ajudou a absolver o Irã quando resolveu abster-se em uma votação secreta na ONU sobre violação de direitos humanos cometidos pelo governo de Teerã”, lembrou.

Chucre tem a expectativa de que pelo menos Lula contribua de alguma forma para a solução de problemas causados pelo presidente iraniano. “Espero que no mínimo o Brasil consiga interceder pela libertação dos três alpinistas americanos acusados de espionagem presos desde julho no Irã, pelos menores condenados a morte que aguardam pela execução e pela reabertura do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, com sede em Teerã. Se isso não ocorrer, a visita entrará na coleção de derrotas da atrapalhada política externa brasileira”, concluiu. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Ag. Câmara)

Leia também:

Congresso não deve receber presidente do Irã, defende Aníbal

Nenhum comentário: