19 de nov. de 2009

Querem calar o tribunal

Marconi contesta declaração de Lula de que TCU atrapalha obras

Em pronunciamento, o senador Marconi Perillo (GO) criticou declarações do presidente Lula de que os órgãos de fiscalização no Brasil "têm tido o papel de atrasar as obras do governo federal". O parlamentar se referiu especificamente ao Tribunal de Contas da União (TCU), lembrando que Lula tem cogitado até criar uma comissão para destravar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) paradas por suspeitas de irregularidades apontadas pelo tribunal.

Querem calar o tribunal - "Querem calar o Tribunal de Contas da União. Querem cercear, limitar até mesmo os deveres constitucionais que foram outorgados a essa instituição pelo legislador constituinte - ressaltou o senador por Goiás.

Em seu pronunciamento, Marconi afirmou que o TCU precisa ser respeitado no exercício do trabalho técnico que desempenha e que tem poupado milhões de reais aos cofres públicos. Alertou ainda que o Congresso também precisa ser respeitado no seu "direito legítimo" de investigação por intermédio das comissões parlamentares de inquérito, "porque exerce o papel de fiscalizador em consonância com a Constituição".


"Pare, reflita e reveja a posição, presidente Lula, porque a democracia que construímos nessas duas décadas não pode ser solapada nas bases, por quem quer que seja, muito menos pelo presidente da República, que tanto sofreu nas mãos do regime de exceção", concluiu Marconi. (Texto e fotos: Ag. Senado)

Nenhum comentário: