1 de dez. de 2009

Proteger direitos

Azeredo cobra fortalecimento das atividades de inteligência no país

O senador Eduardo Azeredo (MG) defendeu nesta terça-feira (1º) o fortalecimento das atividades de inteligência no país e o funcionamento pleno dos sistemas de informação para proteger os direitos dos cidadãos. “É fundamental, por exemplo, o monitoramento de movimentos sociais, pois muitos deles estão atuando fora da lei, a exemplo do MST”, ressaltou o parlamentar, que é vice-presidente da Comissão Mista de Atividades de Inteligência do Congresso Nacional.


Mais controle parlamentar - Segundo o senador, uma atividade de inteligência bem feita impediria, por exemplo, que os sem terra destruíssem mais de mil laranjais no interior de São Paulo em outubro. “É preciso usar a informação para proteger o cidadão e o país. Aquela foi uma ação de pré-terrorismo que poderia ter sido evitada”, ressaltou o tucano, que disse ter ficado preocupado com a falta da prevenção por parte do governo.

Azeredo ressalta que as informações não devem ser usadas com caráter repressivo, como fazia o antigo Serviço Nacional de Informações, mas como moderno instrumento de monitoramento e alerta que funcione com qualidade e com respeito às leis brasileiras.

O tucano participou de seminário internacional promovido na Câmara para discutir a importância da atividade de inteligência nos regimes democráticos e seus mecanismos de fiscalização e controle. Além dos parlamentares, estiveram no debate especialistas nacionais e estrangeiros, embaixadores e representantes do setor de inteligência.

Já o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) alertou para a precariedade do controle parlamentar sobre o serviço de inteligência no Brasil e defendeu a definição de uma clara política para o setor. Por sua vez, o deputado Marcelo Itagiba (RJ) cobrou uma legislação específica que defina claramente os deveres da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). “Com isso, o Congresso poderá exercer o devido controle das atividades de inteligência que dão suporte à Presidência”, ressaltou. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Du Lacerda)

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns, Senador! Precisamos de alguém com coragem para enfrentar esse problema. Não sei deixe desanimar por aqueles que criticam, justamente, por ter uma visão superficial do problema.