1 de dez. de 2009

Fatos gravíssimos

Aníbal cobra investigação rigorosa de denúncias no DF

O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), cobrou nesta terça-feira (1) uma apuração rigorosa das denúncias de corrupção envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), secretários e deputados distritais. O parlamentar esteve nesta tarde de reunião da Executiva Nacional do partido que decidiu, por unanimidade, pelo afastamento imediato dos tucanos que fazem parte do GDF.

Desligamento de quem ficar no governo - “Os episódios são muito graves. É preciso uma apuração rigorosa e urgente. Em função da gravidade do ocorrido, o PSDB decidiu que todos os integrantes do partido que participam do governo em cargo de confiança devem pedir demissão imediatamente”, afirmou.

Entre os que devem deixar seus postos, estão os secretários de Obras, Márcio Machado; de Governo, José Humberto Pires; e da Fazenda, Valdivino de Oliveira. A determinação para o afastamento foi expressa em nota oficial do PSDB assinada pelo presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE), na qual a legenda classifica de "gravíssimos" os fatos ocorridos no GDF. O filiado que preferir não deixar o governo do DF terá que se desligar do partido.

O líder do PSDB defendeu ainda a aprovação de uma reforma política, visto que o sistema brasileiro tem favorecido desvios de conduta. “O sistema político local é permissivo e favorece a corrupção. Precisamos fazer a reforma política. O Brasil não tem voto distrital e nem voto em lista, mas sim o pior dos modelos: o voto proporcional, que não estabelece a relação entre o eleitor e o eleito, nem entre o eleitor e o partido. Precisamos mudar isso com urgência”, reforçou.

Aníbal avalia que esse caso não afetará a aliança entre PSDB e DEM para a sucessão presidencial. Para ele, o ocorrido no Distrito Federal é caso isolado. “Não creio que haverá impacto de forma expressiva. Temos uma aliança programática a favor do Brasil, e o DEM apoiará o nosso partido. O episódio em Brasília é localizado”, reiterou. (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Du Lacerda)

Leia também:

Afastamento do governo do DF foi decidido por unanimidade

Nenhum comentário: