1 de dez. de 2009

Desafio persiste

Rita Camata destaca luta de portadores de deficiência por ensino especializado

Em pronunciamento em plenário, a deputada Rita Camata (ES) destacou a importância do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Comemorada mundialmente em 3 de dezembro desde 1998, a data foi celebrada nesta terça-feira (1º) pela Câmara dos Deputados com a cerimônia de lançamento de produtos e serviços em acessibilidade da Casa. Para a tucana, garantir a igualdade de oportunidades para os deficientes é um grande desafio.

Preservação da dignidade - “Honrar o preceito constitucional de que todos são iguais perante à lei não é tarefa das mais fáceis. Requer políticas públicas que assegurem, de fato, a igualdade de oportunidades no tratamento da diversidade com respeito, preservando o direito à vida e à dignidade. Exige a mudança de uma cultura segregadora e resistente ao diferente, ao que destoa dos ditos normais e socialmente aceitos”, afirmou a deputada.

Rita é autora da PEC que prevê educação especializada e continuada na rede regular de ensino, em qualquer faixa etária e nível de instrução. “O direito da aprendizagem é um bem essencial. Nosso propósito é que as autoridades de ensino e as próprias escolas assumam como obrigatório e necessário o acolhimento dessas pessoas que tanto têm a aprender e a acrescentar”, disse.

A deputada lembrou que a rotina dos pais de crianças deficientes é difícil e angustiante. “Pais e mães simplesmente querem ver seus filhos regularmente matriculados nas escolas frequentando aulas, e não apenas esparsas e pontuais terapias ocupacionais”, destacou. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: