1 de dez. de 2009

Bom exemplo em SP

Lobbe destaca programa de incentivo à proteção do meio ambiente

O deputado Lobbe Neto (SP) elogiou, nesta terça-feira (1º), o projeto Município Verde e Azul, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo. O tucano destacou a divulgação, também hoje, do 1º ranking ambiental dos municípios paulistas, em cerimônia com as presenças do governador José Serra e do secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano. "Esse é um programa muito interessante e afirmativo, com impactos positivos para o setor", afirmou da tribuna.

Todos os municípios aderiram - Neste ano, com a adesão de todas as cidades do estado ao programa, o número de certificados foi bem maior em relação aos 44 municípios que receberam o selo verde em 2008. Dessa vez, são 156 cidades certificadas.

Os municípios tiveram o seu desempenho avaliado em dez diretivas que regem o projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. O evento teve a presença de 270 prefeitos de todo o estado.


A nota média das cidades passou de 51,5 em 2008 para 62,6 em 2009. Além disso, o número de orgãos ambientais nos municípios saltou de 182 em 2007 para 455 em 2009. No mesmo período, os Conselhos Municipais do Meio Ambiente passaram de 236 para 490.

"Nós vemos que essa idéia agora está dando frutos. A gente nota uma competição importante entre os municípios, um vê o que o outro está fazendo e é uma competição saudável, positiva. É uma competição que faz bem às pessoas, ao nosso Estado e ao nosso país", destacou Serra. Em seu discurso, Lobbe também apontou a importância dessa competição saudável.

Lançado em junho de 2007, o projeto tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2009, os 645 municípios do Estado de São Paulo aceitaram o desafio e foram avaliados pela equipe do Projeto, obtendo uma nota que varia de zero a 100.

Em seu discurso, Lobbe Neto explicou como funciona o programa e lembrou que a temática do meio ambiente vem ganhando muito espaço, sobretudo em virtude dos debates sobre mudanças climáticas e aquecimento global. Segundo ele, o programa do governo de São Paulo vem incentivando melhorias anuais nas condições ambientais do estado em aspectos como saneamento básico e gestão do lixo. (Reportagem: Marcos Côrtes com governo de SP/ Foto: Du Lacerda)

Leia mais AQUI.

Nenhum comentário: