2 de dez. de 2009

Risco de caos aéreo

Deputados cobram informações sobre investimentos em aeroportos

Os deputados Fernando Chucre (SP), Vanderlei Macris (SP) e Gustavo Fruet (PR) apresentaram nesta quarta-feira (2) requerimento de informação a ser encaminhado ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. Os tucanos cobram principalmente dados sobre investimentos no setor aeroportuário, com foco nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Dados detalhados - Os parlamentares cobram dados como os valores previstos para os investimentos, especificando aqueles dos orçamentos da União, dos estados, dos municípios que sediarão a Copa, da Infraero e de entidades privadas. Também exigem a descrição do estágio dos processos licitatórios e suas conclusões, o andamento do licenciamento ambiental, de cada obra e as datas previstas para entrega.

O requerimento surgiu durante audiência pública realizada no último dia 24 por três comissões da Câmara com representares da Infraero, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias. Na reunião, as autoridades demonstraram falta de clareza nas informações e gestão ineficiente do atual governo na questão do transporte aéreo.

“Pela ingerência do governo e pela constatação do crescente volume de passageiros transportados e aumento substancial de pousos e decolagens, estamos na iminência do caos no transporte aéreo. O governo precisa investir nos aeroportos e na qualificação profissional, enquanto cabe ao Legislativo fiscalizar as ações do Executivo para que o caos aéreo se não repita”, justificou Chucre.

Após o envio do requerimento pela Mesa Diretora da Câmara, o ministério tem 30 dias para respondê-lo sob pena de incorrer em crime de responsabilidade. (Da redação com assessoria do deputado Fernando Chucre/Foto: Du Lacerda)


Veja a íntegra do requerimento AQUI

Leia também:

País está na iminência de um novo apagão aéreo, alertam deputados

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns aos deputado Tucanos Chucre, MAcris e Fruet.

Joel